Tuesday, February 13, 2007








MARCOS UEDA NO PROGRAMA DO JÔ SOARES
von marcosueda @ 2006-06-06 - 12:36:59

O PROFESSOR MARCOS UEDA CRIOU UM CURSO DE ALEMÃO PARA A COPA DO MUNDO. DESCENDENTE DE JAPONESES, MARCOS UEDA CONTOU QUE APRENDEU ALEMÃO QUANDO MOROU NO INTERIOR CATARINENSE. CURIOSAMENTE, ESQUECEU COMPLETAMENTE O IDIOMA ATÉ DEPARAR-SE, NA FACULDADE DE ENGENHARIA, COM LIVROS ESCRITOS EM ALEMÃO. VOLTOU A ESTUDAR E VIAJOU PARA A ALEMANHA PARA APROFUNDAR SEUS ESTUDOS. UEDA CONTOU QUE VIROU ATRAÇÃO TURÍSTICA EM SUA CIDADE, PORQUE ERA O ÚNICO “JAPONÊS” QUE DOMINAVA O IDIOMA. DURANTE A ENTREVISTA, MARCOS ENSINOU DIVERSOS TERMOS FUTEBOLÍSTICOS ALEMÃES

Monday, February 05, 2007



APRENDENDO A APRENDER

von marcosueda @ 2006-05-29 - 14:10:23
Aprendendo a aprenderO aprendizado no mundo de hojeMarcos Ueda* - 20/9/2004publicado em: jornal.valeparaibano.com.br/ 2004/09/08/pag02/artigao.htmlwww.cellep.com/news/235.htmwww.cellep.com/cellepteam/edicao_27/interview.htm
Houve um tempo na Grécia antiga no qual aprendia-se na rua vendo, sentindo, ouvindo, enfim, vivendo. Depois, inventou-se a escola com suas portas e corredores e, junto com ela, as disciplinas: português, matemática, música, arte, teatro, dança, inglês... tudo muito bem separado, porque assim esse conhecimento ficava mais fácil de ser transmitido. Uma coisa por vez, um conteúdo nada teria a ver com outro. Assim, a música se separou da língua, a língua da arte, a arte da matemática e a escola da vida...
Certamente, o século XXI trouxe inúmeros desafios à humanidade. Comunicar-se em várias línguas, estar atualizado com as novas tecnologias, preparar-se para mudanças, ser flexível, encarar inovações são apenas algumas qualidades de liderança no mundo globalizado. Hoje, sabemos que o bem mais precioso da raça humana é o conhecimento e nossa capacidade de disseminá-lo aos outros, de forma a transformar a vida e o mundo em algo melhor.
Com o volume de informações que recebemos todos dias, por várias vias, nossa vida tornou-se muito complexa. Percebemos um novo ser humano se formando, com uma nova linguagem e capacidade tecnológica renovadas. Para os pais da atualidade, a maior preocupação é como preparar os filhos para o futuro e, para educar os jovens, infelizmente, ainda não há fórmulas mágicas, mas união de esforços entre pais e educadores e a aceitação das diferenças já é um bom começo. Cabe a nós, pais e educadores, indicar-lhes o caminho da solidariedade, ética, compromisso social e do amor....
Antigamente os conceitos eram lineares, as opções eram sim ou não, bem ou mal, forte ou fraco. Felizmente, houve uma quebra dos paradigmas, principalmente na área da educação. Os educadores amadureceram e perceberam que deveriam formar seres humanos na sua integridade, capazes de lidar com mudanças e com a complexidade. Nos dias atuais não é mais possível ensinar disciplinas separadamente, como queria o filósofo Descartes. Se todos os conhecimentos estão interrelacionados, necessitamos de uma nova maneira de pensar a educação. Tudo aquilo que antes foi separado, agora deve se juntar num novo discurso transdisciplinar.
Para existir diálogo entre tudo aquilo que era separado é necessário disponibilidade e abertura para o outro. Fazer o possível para enxergar o mundo como um todo, encurtar as distâncias. Temos que estar preparados para mudanças, sermos mais flexíveis para encarar os desafios dessa nova era. Você sabia que ao desenvolver suas habilidades artísticas, o ser humano se prepara melhor para a vida e aprende com mais facilidade?
Assim como as disciplinas de aprendizado precisam conhecer-se umas às outras, a família e a escola também devem unir-se com o mesmo objetivo. As caixinhas precisam ser abertas e expostas. Precisamos reconhecer nossas fraquezas e perceber os nossos papéis complementares. Já não somos apenas pais, mães e professores de química, física, inglês ou matemática. Todos nós somos educadores, e como tal, precisamos nos completar, refletir e nos alimentar de conhecimento.
Devemos incentivar nos mais novos a vontade de aprender sempre, proporcionar a nossos filhos a capacidade de ser generalista, de ter espírito crítico para evitar qualquer tipo de manipulação. Aprender é se alimentar da teoria de todas ciências, legitimar nossas ações, abrir as caixinhas, ver o que tem dentro e tecer com todas elas a teia complexa da vida...
* Marcos Ueda é articulador de relações multidisciplinares do CEL®LEP, formado em Comunicações pela USP; em Metodologia e Didática pelo Instituto Goethe de Munique (Alemanha); e em Semiose e Semiologia pela Universidade de Berlim. É também formador de professores de língua estrangeira para toda a América Latina.



DESISTIR DA UNIVERSIDADE??!!

von marcosueda @ 2006-05-29 - 14:13:15
Desistência em altaA falta de identificação com o curso escolhido é um dos motivos que levam alguns universitários a abandoná-lospublicado em: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11370
Dúvidas, incertezas e a falta de informação são sentimentos que geralmente tomam conta da vida de um jovem tanto na hora de definir o seu futuro profissional quanto no decorrer da graduação escolhida. As expectativas nessa fase da vida, em alguns casos, têm muito de interferência dos pais, que influenciam os filhos na hora de optar por essa ou aquela profissão. Muitas vezes, o que deveria ser apenas orientação, se transforma em pressão. Aliado a isso, a falta de maturidade pode fazer com que o jovem fique indeciso e sofra desilusões por escolher uma profissão que nada tem a ver com as suas aptidões. Nesse caso, a falta de identificação com o curso é peça fundamental para a desistência.
Segundo o especialista em educação de adolescentes, Marcos Ueda, a escolha profissional é uma das mais difíceis etapas da vida do ser humano. "É o momento em que iniciamos a construção daquilo que planejamos para nós. Isso, claro, sem levar em conta os obstáculos e as decepções que podem surgir durante toda a trajetória de vida", comenta.
O próprio Ueda serve de exemplo. Ele sempre acreditou que a engenharia fosse a profissão dos seus sonhos, mas abandonou a idéia no quarto ano do curso por não se identificar com as disciplinas e nem com o ambiente educativo.
Hoje, graduado em Comunicação Social e com várias especializações no exterior, é formador de professores em língua estrangeira para toda a América Latina. Graças a essa bagagem profissional adquirida ao longo da sua carreira, Ueda passou a orientar os jovens no processo da escolha profissional.
O especialista destaca alguns tópicos e processos que podem ajudar os jovens na escolha profissional. "Pergunte a si mesmo se está preparado para a universidade e também para o curso que será a base para que você exerça a sua profissão", diz. Diante disso, é fundamental conhecer aonde se quer estudar. "Realize visitas a instituições de ensino que ofereçam o curso desejado para conhecer a estrutura curricular aplicada e também os profissionais que ministram disciplinas", completa.
Divulgação
Marcos UedaUeda diz também que é sempre válido procurar conhecer e conversar com pessoas que trabalham na área desejada. Afinal, ali estará o ambiente de trabalho e cotidiano que jovem virá a conviver após a graduação. Por fim, mais uma dica: o jovem deve usar a Internet a fim de todo o tipo de informação sobre a carreira escolhida.


MARCOS UEDA NA REDE GLOBO-MAIS VOCÊ

von marcosueda @ 2006-05-29 - 14:27:31

Japonês ensinando alemão?
Publicado em Rede globo: http://maisvoce.globo.com/variedades.jsp?id=10220
Apesar dos olhos puxados, Marcos Ueda domina (e muito) o alemão.
Pode parecer estranho a princípio, mas o descendente de japonês Marcos Ueda é professor de alemão em São Paulo.
Ueda tem 45 anos e leciona alemão desde 1987. Segundo ele, o idioma parece difícil, mas na verdade não é.É uma língua fiel, honesta. Por isso, para ler palavras em alemão é preciso ser fiel ao que está escrito, ler a palavra com todas as letras escritas.
Com relação a juntar um frase inteira numa única palavra, Ueda salienta que, em alemão, junta-se um substantivo no outro.Por exemplo: torta de maçã: apfelstrudel.
Outra curiosidade: aquilo que se está falando está sempre no final da palavra.Leia o exemplo: Copa do Mundo (weltmeisterschaft: meisterschaft que significa Copa e welt, mundo).
Para contar as horas em alemão, deve-se considerar a meia hora. Eles contam a meia hora seguinte para falar as horas.Exemplo: no Brasil, dizemos 5h25min; para os alemães falarem 5h25min, eles dizem que faltam cinco minutos para meia hora da sexta hora.
Isso gera muita confusão para executivos brasileiros quando marcam reuniões na Alemanha porque nós associamos essa meia hora com uma hora pra frente.

A GLOBALIZAÇÃO E NOSSO PAPEL DE EDUCADORES

von marcosueda @ 2006-05-29 - 14:29:00
EVENTO SOBRE GLOBALIZAÇÃO NO CEL®LEP ALPHAVILLEpublicado em www.cellep.com/news/235.htmVOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA MUNDO MODERNO?
O educador Marcos Ueda, articulador de Relações Multidisciplinares do CEL®LEP, esteve reunido com vários pais de alunos da unidade Alphaville no dia 29 de junho, discutindo com eles a educação no mundo moderno.
Os jovens ainda não perceberam, mas o século XXI trouxe inúmeros desafios para a humanidade. Para os pais então, é o maior sufoco: Como preparar os filhos para o futuro?
"Tudo está acontecendo muito rápido", diz Marcos Ueda, "antigamente as opções eram sim ou não, bem ou mal, forte ou fraco. Hoje, com o volume de informações que recebemos todos os dias por inúmeras vias, o mundo tornou-se muito complexo. Houve uma quebra dos paradigmas (das regras), principalmente na área da educação".
Ueda lembrou à platéia que a escola, em épocas passadas, era um ambiente frio, com suas portas e corredores. As disciplinas: português, matemática, música, arte, teatro, dança, inglês... eram muito bem separadas, por que assim esse conhecimento ficava mais fácil de ser transmitido, como se um conteúdo não tivesse nada a ver com outro. "Assim, a música se separou da língua, a língua da arte, a arte da matemática e a escola da VIDA", refletiu.
O professor acredita que hoje todos os conhecimentos estão interrelacionados e, teens e kids têm a capacidade de absorver todo tipo de informação, por isso temos que fazer o possível para enxergar o mundo como um todo. Os pais devem incentivar nos filhos a vontade de aprender sempre, saber um pouquinho de cada coisa e ter espírito crítico para saber o que é para valer e o que é só enrolação.
Na atualidade, o bem mais precioso da humanidade é o conhecimento e a capacidade de transmitir esse conhecimento a outras pessoas. Só assim poderemos transformar a vida e o mundo em algo melhor. Aceitar as diferenças já é um bom começo. Comunicar-se em várias línguas, estar atualizado com as novas tecnologias, estar preparado para mudanças, ser flexível, encarar desafios são apenas algumas qualidades de liderança no mundo globalizado.
DICA PARA PAIS
Marcos Ueda dá algumas dicas para os pais ficarem ligados na vida de seus filhos:
• Entenda o socioleto, a língua que seu filho fala. Ex.: Você sabe o que significa 'ficar'?• Saiba que autores o seu filho lê, quais são seus ídolos, o que o influencia.• Quais são as drogas mais acessíveis no momento, como elas se inserem no meio- ambiente de seu filho, quais os seus efeitos, conseqüências e implicações.• Procure conhecer qual a relação de seu filho com o Supremo, qualquer que seja sua religião.• Tenha em mente que, para o seu filho, você é o primeiro modelo, portanto dê o exemplo.• Pais preconceituosos, com visão parcial das coisas, tendem a reproduzir o padrão em seus filhos. Quebre seus paradigmas, aprenda a aprender.• Você sabe qual foi a última vez que seu filho esteve triste ou qual foi a sua maior alegria?
Aprendendo a responder essas questões, Marcos Ueda acha possível aproximar as gerações num clima de respeito e amor. "Nosso papel como educadores é de propiciar esta integração entre pais e filhos, transformando-os em agentes de mudança".


Marcos Ueda preside seçao no " I Congresso Latino Americano de Professores de Língua Alema" na Universidade de Sao Paulo.
Segundo repórteres e fotógrafos, presidentes Gil e Marcos do Instituto Goethe, apontados como entre os mais elegantes do evento...
saiba mais sobre congresso em www.marcosueda.blog.de


EAD : ENSINO A DISTANCIA

por marcosueda
Caros amigos, o EAD tem ocupado meu processo de aprendizado.Depois do curso “Integração” onde tratamos da gestão corporativa de EAD, participei de uma capacitação em Munique na Alemanha onde debatemos e experimentamos modelos de EAD aplicados a formação Docente.Minha primeira experiência de tutoria foi de um curso de competência multimediática difundido pela universidade de Bolonha e Instituto Goethe. Conteúdo complexo num formato ainda instável para os participantes...No entanto a vivência tutorial me mostrou dificuldades e possibilidades dessa ferramenta.Aguardem mais Drops aqui mesmo no Blog.