Sunday, April 29, 2007



EXPOSIÇÃO “O HOMEM E A ENERGIA” NO CEL-LEP IBIRAPUERA
A unidade Ibirapuera vai sediar a partir do dia 23 de abril a exposição “O Homem e a Energia”. Serão 26 reproduções, selecionadas em um concurso de caricaturas com o mesmo tema, promovido pelo Instituto Goethe na Expo 2000 em Hannover, na Alemanha.
“Organizamos essa exposição pensando no fato de o dia do Brasil e o dia da Terra serem na mesma data, 22 de abril”, comenta Marcos Ueda, organizador do evento e articulador de relações multidisciplinares do Cel-Lep. “O Homem e a Energia é uma temática universal e extremamente relevante para a sobrevivência de nossa espécie”, explica.
A cenografia e a montagem serão feitas pelo designer e aluno do Cel Lep, Don Ortiz.
Veja algumas das 26 obras que serão expostas:
1- Alejandro Fuentes – Espanha/ Pena e aquarela2- Paul Avoine – França/ Pena colorido3- Gholamreza Azimi - Iran/ Pena e ponta porosa4- Miroslav Bartak – Republica Tcheca/ Pena e aquarela5- Detlef Beck – Alemanha/ Pena lavada6- Fritz Behrend – Holanda/ Pena e ponta porosa7- Jean Loic Bélom – França/ Pena e aquarela8- Peter Bensch – Alemanha/ Pena e ponta porosa9- Toso Borkovic´ - Iugoslávia/ Pena e aquarela10- Steffen Butz – Alemanha/ Pena e aquarela, entre outras.
De acordo com a política de responsabilidade social do Cel-Lep, a unidade Ibirapuera destinará a verba que seria utilizada para o coquetel da vernissage para o projeto Ecohumanismo Rede de Apoio às Agroflorestas do Vale do Ribeira, que ajuda os núcleos produtores de banana na região. Será servido doce de banana orgânico e o evento também terá coleta seletiva de lixo.
A Vernissage Yes, nós temos banana, acontece no dia 23 de Abril, segunda-feira. Das 18h às 21:30 h.
A Visitação está com data marcada para os dias 24, 25, 26 e 27 de Abril,– Das 8h às 21h.
A entrada é franca, então você não pode perder, venha conferir!


MARA CUNHA e MARCOS UEDA CONDUZEM AÇÃO MULTIPLICADORA
COM APOIO DO BANCO MUNDIAL, CEL®LEP OFERECE CURSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA A SEUS COLABORADORES

Objetivo é incentivar a formação de agentes multiplicadores

O grupo CEL®LEP está oferecendo a todos os seus funcionários o curso de Responsabilidade Social Corporativa, em parceria com o Banco Mundial e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A ação é parte de um amplo programa de RSC que o grupo realiza em 2007, ano em que completa 40 anos de atuação no mercado de idiomas.

O curso de RSC é composto por 3 encontros presenciais e aproximadamente 20 horas de curso a distância, via Internet. As primeiras turmas estão iniciando o curso neste mês e são formadas por funcionários das unidades CEL®LEP da região de Campinas e Piracicaba. Na Capital e Grande São Paulo, o curso será ministrado entre os meses de maio e junho. Serão oferecidas no total 400 vagas a todos os colaboradores, em qualquer função que exerçam.

A diretora do CEL®LEP, Mônica Toledo, explica que realizar esse programa é uma das metas da escola e o envolvimento dos colaboradores está cada vez maior. “Além de multiplicar o conceito de Responsabilidade Social nas unidades, temos a vantagem de possuir grande número de alunos, potenciais multiplicadores”, diz.

OUTRAS AÇÕES

Palestra em abril

No último dia 05 de abril, a escola realizou uma palestra sobre RSC para todos os funcionários interessados em serem agentes multiplicadores de ações sociais e ambientais em suas unidades. No total, 25 voluntários de 13 unidades se reuniram para um encontro com membros do Comitê de Responsabilidade Social do CEL®LEP , formado recentemente.

Sob orientação da gerente da unidade Vila Mariana, Mara Cunha, e do articulador de relações multidisciplinares, Marcos Ueda, os participantes da palestra, que atuam em cargos e departamentos diversos, conversaram sobre os objetivos do grupo CEL®LEP na área. Os resultados começam a aparecer. “Esses novos agentes multiplicadores do comitê já estão disseminando a idéia em suas unidades e incentivando os colegas a participarem do curso de RSC”, diz Mara Cunha.
Videoconferência em março
Em março, membros do comitê participaram da videoconferência Tomorrow's Leaders Speak Out: Partnering to Combat Corruption and Improve Governance, encontro virtual com duração de 24 horas, que teve por objetivo promover a formação de futuros líderes na área de ações sociais e melhorar a governabilidade. A ação, promovida pelo Instituto do Banco Mundial, colocou em contato líderes das áreas empresarial e educacional espalhadas pelo mundo e, dessa vez, envolveu quatro países (Brasil, Croácia, Turquia e Egito).
O Banco Mundial é um organismo internacional multilateral que atua em 64 países. É parte do sistema da Organização das Nações Unidas e busca ajudar os países a reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento social e econômico. O CEL®LEP é a única instituição de ensino de idiomas brasileira a promover o curso para suas equipes.

Curso e Criação de comitê de RSC em dezembro

A criação do comitê de RSC, em dezembro de 2006, incluiu uma capacitação para funcionários das unidades da escola por meio do curso Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade Sustentável, do Instituto do Banco Mundial, que teve a presença de Djordjija Petkoski, especialista líder na área RSC e chefe do Programa de Governança Corporativa do Banco Mundial. O evento foi resultado de uma parceria entre a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e a Inwent, entidade de cooperação internacional para transferência de conhecimentos. Este modelo de curso já foi ministrado para mais de 30 mil pessoas de 100 países. Só no Brasil, onde foi lançado em 2005, foi feito por mais de 3 mil profissionais, 100 indústrias na área de açúcar e álcool e para alunos de dezenas de universidades.

“A iniciativa do CEL®LEP é inédita. Nenhuma outra escola assumiu um projeto desse porte”, diz Pedro Lins, diretor da Inwent. “A idéia da escola em ser disseminadora do conceito de responsabilidade social corporativa é muito positiva”, explica.

“Toda essa movimentação está sendo muito importante para os colaboradores do CEL®LEP . Como o comitê é interino, qualquer funcionário do grupo pode participar dos trabalhos e trazer suas idéias, experiências e principalmente vontade de atuar”, diz Marcos Ueda, membro do comitê. Segundo ele, já estão definidas pelo menos quatro áreas de atuação do comitê: disseminação do conceito de responsabilidade social; disseminação da conscientização ambiental, por meio de campanhas; trabalho com o conceito de diversidade (tanto dos colaboradores quanto do público do CEL®LEP, envolvendo pessoas de diferentes situações econômicas e sociais e incluindo portadores de deficiências); e trabalho na estrutura organizacional e no código de ética para elaboração de um programa de voluntariado.

CEL®LEP , 40 ANOS
Com metodologia própria, aliada à alta tecnologia, o CEL®LEP chega ao seu 40º. ano de existência oferecendo a seus alunos um aprendizado dinâmico e eficaz, com foco na comunicação oral.

Com um total de 22 unidades, distribuídas na Capital, Grande São Paulo, Interior e ABC, e ainda uma em Belo Horizonte, a escola atende pessoas com todos os níveis de conhecimento, desde os mais básicos, habilitando-as a conquistar fluência no idioma estudado. Para atingir esse objetivo, o CEL®LEP coloca sua completa estrutura à disposição de seus alunos, nos diversos cursos.