Wednesday, November 28, 2007











DIA INTERNACIONAL DO EAD 27 de Novembro de 2007






HEUTAGOGIA: Aprendizagem autodirigida

A questão da imersão na rede virtual:
google , wiki, i tunes, americanas.com , youtube, bancos, GAP: bricks x clicks coexistem, ORKUT. Instrumentos que propiciam experiências, vivências dentro da virtualidade e não podem ser subestimadas.
MIT, bibliotecas de Universidades.

Preparem-se para WEB 2.0 e WEB 3.0 e a HDTV que já está em nossas casas.



EAD: Poucas inovações, conteúdos impostos e pouca interatividade com conteúdos.

Tansposições grosseiras do modelo cartesiano para dentro da máquina.



Um nome para se conhecer: Carmem Maia

Aprendizagem baseada no trabalho.

Aprendizagem reflexiva e significativa.

Aprendizagem no ambiente de trabalho, pensar no sujeito atuando, protagonizando ações dentro de suas competências profissionais.

A partir da observação transforma-se uma demanda educativa numa oportunidade de ensino
in service e on demand.



Atende ao imediatismo de resultados.
A metodologia contempla os 4 pilares da educação: ser, conviver, fazer, conhecer.
O aluno é o centro do processo: ele define o que e quando quer aprender, aprende a priorizar.

Currículos flexíveis.

Passar da instrução para reflexão tendo como resultado : criatividade e inovação: repensar o que se faz e como se faz.

Foco na solução de problemas in loco.

SEBRAE: programa para jovens empreendedores.

Programa blended. On demand.

Equipe multidisciplinar de 12 profissionais para cada segmento.
Metodologia: Observação, demanda e oportunidade educativa, ação e retroalimentação da equipe






DESAFIOS DO EAD:


Antagonismo entre designers e Professores.


Falta de profissionais que dialoguem com as universidades.


Paradoxo: Professores que devem operar num modelo obrigatoriamente multidisciplinar é um especialista dentro do modelo disciplinar unicista.


O currículo específico não basta.


Como mudar a postura em relação a tecnologia


F.G.V. Marta Campos Maia: capacitação docente e capilaridade: Preparar a universidade para os nativos digitais que hoje tem 17 anos de idade.





Tratado de Bologna: 20% de EAD nos presenciais.







Educação na distância.
Romper a barreira da tecnologia, protagonizar e ser soberano a ela.

1 comment:

Ana Claudia Camargo said...

Marcos,
Agradeço mais uma vez sua brilhante e preciosa contribuiçao hoje no 4o Forum da Associaçao Brasileira de Promoçao da Saúde.
Foi realmente um privilégio compartilhar conhecimentos e sobretudo entusiasmo, sensibilidade.