Wednesday, July 18, 2007







ENQUETE MOSTRA VISÃO DE EDUCADORES SOBRE INCLUSÃO

Respostas indicam que promover a inclusão social ainda requer muita discussão

O articulador de relações multidisciplinares e membro do comitê de Responsabilidade Social Corporativa do CEL®LEP, divulgou o resultado do Painel Interativo realizado durante o evento Third Young Learners and Teens Conference (3o. Congresso Internacional sobre o aprendizado de Jovens e Adolescentes). O congresso, realizado no final de julho e destinado a educadores, teve como foco a responsabilidade sócio-ambiental e a participação de mais de 50 palestrantes brasileiros e estrangeiros.

Com o tema “A INCLUSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES”, o painel teve 175 participantes e abordou a educação inclusiva, sugerindo aos educadores participantes algumas reflexões sobre o assunto. As questões foram baseadas no livro “Inclusão e Educação”, organizado por David Rodrigues, um dos mais respeitados especialistas do mundo na área e membro da Universidade Técnica de Lisboa.

Os participantes foram unânimes nas afirmações de que conhecer as diferenças é o principal aspecto do currículo do educador que se propõe a uma educação inclusiva e que essa formação o valoriza nas áreas profissional e social.

Todos também discordaram de que a implantação da educação inclusiva é um sistema barato para atingir todos os alunos. Quanto aos recursos pedagógicos, metade deles acha que esses são secundários e que o importante é a atitude da escola e do educador, enquanto 20% discordam e 30% acreditam que seja parcialmente verdadeiro.

O número de alunos também foi colocado em questão. A maioria (90%) dos participantes não acredita que classes numerosas dificultem o desenvolvimento de práticas inclusivas, enquanto 10% acham que classes menores garantem melhor resultado.
Para 10% dos educadores, classes homogêneas, sem muita diversidade, garantem a educação inclusiva, mas a grande maioria (90%) acredita que o convívio com as diferenças é uma forma de preparar alunos para o futuro em sociedade.

A própria existência de uma discussão sobre educação inclusiva foi questionada no painel e gerou opiniões diferentes. Enquanto 80% das respostas indicaram que esse tipo de discussão é de grande proveito, 20% discordam: para essas, falar ainda é muito pouco diante do problema.

Para Marcos Ueda, “provocar a reflexão dos educadores é importante numa época em que o mundo se volta para a responsabilidade social e as diferenças de oportunidades são gritantes”. Ueda entende que, apesar de algumas tentativas de vários setores da sociedade, ainda falta um projeto eficiente que se aprofunde na questão da inclusão, “que promova a integração, e não a segregação, e com recursos para fazer escolas bem estruturadas”.


¨A inclusão é minha, mas a diferença é do outro¨


Eduque seu olhar: esse projeto obedece à alguns princípios básicos de Permacultura:




simples, barato, reaproveitável, reciclável e movido à seres humanos.











¨Fazemos dos outros um simulacro, um , um espectro, uma cruel imitação de uma não menos cruel identidade chamada ¨NORMAL¨





Baudrillard.






A Síndrome Clarinha





O que sabemos sobre ¨Inclusão¨?







1. Crianças cegas precisam de profissionais especializados que as ajudem a ir ao banheiro e a se alimentar?




2. Crianças com deficiência física necessitam de cuidados específicos na hora de se movimentar e participar de atividades na escola?





3. A criança surda, com atendimento especializado, pode aprender a escrever no mesmo rítmo que as demais?



(Revista Nova Escola Edição Especial No. 11)





Idéias sobre a educação inclusiva





















David Rodrigues, do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva PT


1. A Etiologia (conhecimento) das diferenças é o aspecto principal do currículo de formação para EI


Painel: 100% Verdadeiro


2. Os recursos são secundários. O importante é a atitude da escola e do professor


Painel: 50% Verdadeiro 30% Parcialmente verdadeiro 20% Falso
¨Os recursos ajudam a ter mais tempo para ¨ver¨o aluno e o seu processo¨


¨As atitudes fazem a diferença¨



¨Apesar de o importante ser a atitude os recusos são fundamentais!¨



¨... mas os recursos podem potencializar o trabalho da escola e do professor.¨



¨Recursos não são tão importante quanto a atitude mas contribuem para o aprendizado efetivo se forem bem selecionados¨


¨Recursos enriquecem a experiência do aprendizado¨


¨Tanto a atitude da escola, a do professor e os recursos são importantes para a inclusão bem sucedida¨


3. A EI é um sistema barato para educar todos alunos


Painel: 100% Falso




¨Gastos altos no início (implementação)¨



4. A EI valoriza o currículo social: solidariedade, espírito de equipe, resolução de conflitos.







100% Verdadeiro



¨Porque há exclusão? A Expressão EI não deveria nem existir. Afinal são todos donos do mesmo planeta!¨



5. É quase impossível desenvolver práticas inclusivas em classe muito grandes.

90% Falso



10% Verdadeiro (Grifo em MUITO)







¨Minha filha teve na pré escola um colega que usava muletas devido a uma má formação. Todos da classe tinham atividades ondem podiam ajudar o colega e eram mais de 20 alunos em sala!¨



¨Depende da habilidade do professor¨

6. Classes homogêneas garantem a qualidade da EI

90% Falso



10% Verdadeiro







PS: Modelo integrativo X inclusivo

7. Estarmos aqui hoje é uma grande contribuição para a política de inclusão.

80 % Verdadeiro







20% Falso



¨Sim, porque estamos partilhando conhecimento que certamente modificará nossas ações¨



¨Sim, mas não adianta ficar apenas na teoria¨







¨Sim, mas é importante levar o que fizermos aqui adiante!¨







¨Não sei se é uma GRANDE contribuição, mas já é alguma coisa¨




1. Conhecer as diferenças sim, mas para promover a integração e não a segregação. Vide política de laudos. Mais importante que a patologia são as indicações pedagógicas que contribuam para que o professor possua um esboço de entendimento e ação dentro da complexidade de inclusão.

- Projetos multidisciplinares: Etiologia de disturbios, comorbidades + Pedagogia (p.exemplo)








2. Por que os pais iriam preferir a inclusão se a escola regular não oferecer os mesmos recursos que as especiais? Uma escola materialmente despreparada tem um efeito devastador na qualidade de vida do incluído.




3. A EI não é uma educação em saldo. É pelo contrário um sistema exigente, qualificado, profissional e competente. É um sistema caro. Mas se achamos a EI cara, é melhor não querermos saber o preço da exclusão.




4. 2 componentes curriculares devem ser considerados: o currículo social e o programático.


5. Atender as necessidades de cada aluno soa pessimista e aponta o ensino individual como única solução... A gestão de classe em EI pressupõe que os alunos possam ter acesso à vários tipos de formas sociais: grande grupo, grupo de projeto, grupos de nível, trabalhos em pares e individual. A prática da Identidade através de diferentes modelos de intercalo é fundamental.




6. A EI assume que todos alunos são diferentes e heterogêneos. O modelo da diversidade proporciona o contato e lida com situações desafiadoras, contraditórias e conflituais que TODOS os alunos encontrarão na vida e profissão.


7. Não. Criamos uma sociedade excludente. onde o ser humano do sexo masculino , branco com acesso à educação de qualidade é o modelo de sucesso. Queremos incluir quem onde?




Carecemos de um projeto político pedagógico para EI, um projeto que leve em conta todos envolvidos nela, ministros e secretários de estado, coordenadores e diretores, professores e pais, alunos em suas representações , ONGs e comunidade.


O projeto precisa sair da prática do ¨bom mocismo¨ ou ainda mais danosa da espetacularização e folclorização da Inclusão e lançar um olhar científico sobre a PI , seus fundamentos e desdobramentos até sua operacionalização em salas de aula.


para saber mais:










http://www.saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=17255



E mais um alerta, a sala de aula que não seduz, exclui!


Somos motoneiros de bondes enquanto nossos alunos viajam no cyberepaço?

Somos mágicos, contadores de histórias, encantadores ou a Tia com a varinha na mão?

Pensando planetariamente


(sertão da Bahia)

. Na relação PIB X Educação estamos muito próximos do sudeste asiático.

. SOMOS TODOS EXCLUÍDOS DE UMA CERTA FORMA!



Palavras Finais de Agradecimento


O jovem que entende a diversidade é mais complexo, mais inteligente perante a vida e seus desafios, aquele que percebe que a diferença é o que nos iguala salta do mundo da penumbra do preconceito para aquele lúcido do tecer diário de cores de pessoas diversas.



Ser diferente é uma característica humana e comum e não um atributo negativo de alguns. A EI dirige-se sim aos diferentes: isto é , à todos os alunos. E é ministrada incondicionalmente por diferentes, isto é : por todos professores. E é aí que reside sua beleza e desafio...
Obrigado.






























2 comments:

Anonymous said...

Bonjorno, marcosueda.blogspot.com!
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