Monday, February 05, 2007




DESISTIR DA UNIVERSIDADE??!!

von marcosueda @ 2006-05-29 - 14:13:15
Desistência em altaA falta de identificação com o curso escolhido é um dos motivos que levam alguns universitários a abandoná-lospublicado em: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11370
Dúvidas, incertezas e a falta de informação são sentimentos que geralmente tomam conta da vida de um jovem tanto na hora de definir o seu futuro profissional quanto no decorrer da graduação escolhida. As expectativas nessa fase da vida, em alguns casos, têm muito de interferência dos pais, que influenciam os filhos na hora de optar por essa ou aquela profissão. Muitas vezes, o que deveria ser apenas orientação, se transforma em pressão. Aliado a isso, a falta de maturidade pode fazer com que o jovem fique indeciso e sofra desilusões por escolher uma profissão que nada tem a ver com as suas aptidões. Nesse caso, a falta de identificação com o curso é peça fundamental para a desistência.
Segundo o especialista em educação de adolescentes, Marcos Ueda, a escolha profissional é uma das mais difíceis etapas da vida do ser humano. "É o momento em que iniciamos a construção daquilo que planejamos para nós. Isso, claro, sem levar em conta os obstáculos e as decepções que podem surgir durante toda a trajetória de vida", comenta.
O próprio Ueda serve de exemplo. Ele sempre acreditou que a engenharia fosse a profissão dos seus sonhos, mas abandonou a idéia no quarto ano do curso por não se identificar com as disciplinas e nem com o ambiente educativo.
Hoje, graduado em Comunicação Social e com várias especializações no exterior, é formador de professores em língua estrangeira para toda a América Latina. Graças a essa bagagem profissional adquirida ao longo da sua carreira, Ueda passou a orientar os jovens no processo da escolha profissional.
O especialista destaca alguns tópicos e processos que podem ajudar os jovens na escolha profissional. "Pergunte a si mesmo se está preparado para a universidade e também para o curso que será a base para que você exerça a sua profissão", diz. Diante disso, é fundamental conhecer aonde se quer estudar. "Realize visitas a instituições de ensino que ofereçam o curso desejado para conhecer a estrutura curricular aplicada e também os profissionais que ministram disciplinas", completa.
Divulgação
Marcos UedaUeda diz também que é sempre válido procurar conhecer e conversar com pessoas que trabalham na área desejada. Afinal, ali estará o ambiente de trabalho e cotidiano que jovem virá a conviver após a graduação. Por fim, mais uma dica: o jovem deve usar a Internet a fim de todo o tipo de informação sobre a carreira escolhida.

No comments: