Monday, February 05, 2007


A GLOBALIZAÇÃO E NOSSO PAPEL DE EDUCADORES

von marcosueda @ 2006-05-29 - 14:29:00
EVENTO SOBRE GLOBALIZAÇÃO NO CEL®LEP ALPHAVILLEpublicado em www.cellep.com/news/235.htmVOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA MUNDO MODERNO?
O educador Marcos Ueda, articulador de Relações Multidisciplinares do CEL®LEP, esteve reunido com vários pais de alunos da unidade Alphaville no dia 29 de junho, discutindo com eles a educação no mundo moderno.
Os jovens ainda não perceberam, mas o século XXI trouxe inúmeros desafios para a humanidade. Para os pais então, é o maior sufoco: Como preparar os filhos para o futuro?
"Tudo está acontecendo muito rápido", diz Marcos Ueda, "antigamente as opções eram sim ou não, bem ou mal, forte ou fraco. Hoje, com o volume de informações que recebemos todos os dias por inúmeras vias, o mundo tornou-se muito complexo. Houve uma quebra dos paradigmas (das regras), principalmente na área da educação".
Ueda lembrou à platéia que a escola, em épocas passadas, era um ambiente frio, com suas portas e corredores. As disciplinas: português, matemática, música, arte, teatro, dança, inglês... eram muito bem separadas, por que assim esse conhecimento ficava mais fácil de ser transmitido, como se um conteúdo não tivesse nada a ver com outro. "Assim, a música se separou da língua, a língua da arte, a arte da matemática e a escola da VIDA", refletiu.
O professor acredita que hoje todos os conhecimentos estão interrelacionados e, teens e kids têm a capacidade de absorver todo tipo de informação, por isso temos que fazer o possível para enxergar o mundo como um todo. Os pais devem incentivar nos filhos a vontade de aprender sempre, saber um pouquinho de cada coisa e ter espírito crítico para saber o que é para valer e o que é só enrolação.
Na atualidade, o bem mais precioso da humanidade é o conhecimento e a capacidade de transmitir esse conhecimento a outras pessoas. Só assim poderemos transformar a vida e o mundo em algo melhor. Aceitar as diferenças já é um bom começo. Comunicar-se em várias línguas, estar atualizado com as novas tecnologias, estar preparado para mudanças, ser flexível, encarar desafios são apenas algumas qualidades de liderança no mundo globalizado.
DICA PARA PAIS
Marcos Ueda dá algumas dicas para os pais ficarem ligados na vida de seus filhos:
• Entenda o socioleto, a língua que seu filho fala. Ex.: Você sabe o que significa 'ficar'?• Saiba que autores o seu filho lê, quais são seus ídolos, o que o influencia.• Quais são as drogas mais acessíveis no momento, como elas se inserem no meio- ambiente de seu filho, quais os seus efeitos, conseqüências e implicações.• Procure conhecer qual a relação de seu filho com o Supremo, qualquer que seja sua religião.• Tenha em mente que, para o seu filho, você é o primeiro modelo, portanto dê o exemplo.• Pais preconceituosos, com visão parcial das coisas, tendem a reproduzir o padrão em seus filhos. Quebre seus paradigmas, aprenda a aprender.• Você sabe qual foi a última vez que seu filho esteve triste ou qual foi a sua maior alegria?
Aprendendo a responder essas questões, Marcos Ueda acha possível aproximar as gerações num clima de respeito e amor. "Nosso papel como educadores é de propiciar esta integração entre pais e filhos, transformando-os em agentes de mudança".

No comments: